Vaticano – Papa Francisco nomeia o P. Rossano Sala, SDB, como Secretário Especial do Sínodo | Salesiano Rocha Miranda

Vaticano – Papa Francisco nomeia o P. Rossano Sala, SDB, como Secretário Especial do Sínodo



Layer-5Vaticano – Papa Francisco nomeia o P. Rossano Sala, SDB, como Secretário Especial do Sínodo

(ANS – Cidade do Vaticano) – O Santo Padre o Papa Francisco nomeou dois Secretários para o Sínodo 2018, dedicado aos jovens. A nomeação deu-se ao final da reunião do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos realizada nos dias 16 e 17 de novembro e recaiu sobre dois sacerdotes: P. Rossano Sala, SDB, e P. Giacomo Costa, SJ.  

Com o Cardeal Sérgio Rocha, Arcebispo de Brasília e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Relator-Geral do Sínodo 2018, estarão presentes dois Secretários Especiais. Ao anunciar a nomeação, o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos explicou que “a nomeação dos dois Secretários Especiais está de acordo com o artigo 14 § 3 do Ordo do Sínodo dos Bispos (cf. cânon 348 § 2 do C.D.C.)”.

O P. Giacomo Costa, Jesuíta, desde 2010, é diretor da revista “Agiornamenti Sociali” e considerado um dos consultores na redação da encíclica “Laudato Si’”.

O P. Rossano Sala, Salesiano, cresceu como educador-pastor na Obra Salesiana de Bolonha e, durante seis anos, como Diretor da Obra Salesiana de Brescia. Licenciou-se em Sagrada Teologia (2002) pela Faculdade Teológica de Milão, e doutorou-se em Sagrada Teologia (2012) pela mesma Faculdade Teológica de Milão. Ensinou “Teologia Fundamental” no estudantado teológico de Turim-Crocetta. Desde 2011 participa da Comunidade Acadêmica da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e, em 2016, foi nomeado diretor da revista “Note di Pastorale Giovanile” (www.notedipastoralegiovanile.it)

“O serviço como Secretário Especial – explica o P. Sala – é um sinal de confiança em relação à Família Salesiana. É um serviço que vem do Santo Padre para ser ajuda e apoio na preparação do Sínodo e, sobretudo, para estar muito perto do Cardeal Rocha”.

“Como Salesiano, sinto-me muito grato pela confiança do Santo Padre – enfatizou –, principalmente como representante da Família Salesiana que trabalha com os jovens. Uma grande Família que tem uma prática educativo-pastoral com os jovens, um modo de estar com os jovens e um estilo de acompanhá-los. É uma responsabilidade muito grande, por isso peço que me acompanhem com suas orações. Como Salesianos, devemos ser fiéis a Dom Bosco quando se trata de qualquer serviço que vem do Santo Padre”.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *