PJS | Salesiano Rocha Miranda
Rede Salesiana de Escolas

PJS


Pastoral Juvenil SalesianaA missão salesiana, que dá à nossa existência o seu tom concreto, especifica a missão que temos na Igreja e determina o lugar que ocupamos entre as famílias religiosas (cf. Const. 3) exprime-se, no concreto da sua ação histórica, no conjunto de projeto, obras, ambientes educativos, lugares de formação e atividade de evangelização, com o nome genérico de Pastoral Juvenil Salesiana.

A Pastoral Juvenil Salesiana não esgota a riqueza da missão da Congregação. A missão é, de fato, uma realidade teologal, estritamente relacionada com a mesma vocação da Congregação e de cada irmão individualmente. Ela, contudo, não pode deixar de se exprimir em ações concretas. A pastoral juvenil é a expressão primeira e típica da missão.

HABITAR A VIDA E A CULTURA DOS JOVENS DE HOJE

Ela é pastoral, em primeiro lugar, por ser expressão multiforme de uma comunidade eclesial, em cujo núcleo animador está presente a comunidade dos consagrados salesianos, com os leigos colaboradores (cf. CG25), constituindo juntos a comunidade eclesial no território, marcada pelo carisma salesiano, que exprime a sua missão evangelizadora através das obras educativo-pastorais que põe em ação ao longo do tempo.

Ela é juvenil porque no centro da sua ação está a pessoa dos jovens, especialmente os mais carentes. Trata-se de buscar os jovens na sua realidade, com seus recursos e difi culdades, e descobrir os desafi os dos contextos culturais, sociais e religiosos nos quais vivem, dialogando com eles para propor, através da pedagogia do acompanhamento, um caminho de encontro vivo e comunitário com Jesus Cristo (cf. CG20, n. 360).

Enfim, ela é salesiana porque tem no carisma de Dom Bosco, segundo a inspiração da caridade educativa do Bom Pastor, a sua referência principal, expressão da pedagogia preventiva, amável, pronta ao diálogo e à confi ança, o grau da própria verdade e efi cácia, a medida do seu planejamento e da sua ação.

A Pastoral Juvenil Salesiana é, portanto, ação orgânica de uma Comunidade Educativo-Pastoral que, movida por uma missão carismática, quer habilitar os jovens a crescerem até a própria maturidade, até colherem o seu apelo religioso e até a comunhão na Igreja com Jesus Cristo . percebido como aquele que dá plenitude à vida, sendo seu fundamento, e, ainda, até serem, graças às intervenções educativas, “cidadãos honestos e bons cristãos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *