PJS | Salesiano Rocha Miranda

PJS


Pastoral Juvenil Salesiana

Prezados leitores, ser sinais e portadores do amor de Deus às crianças, aos adolescentes e aos jovens, especialmente os mais pobres, por meio da evangelização, da educação e da assistência social, é a nossa missão.

Contribuímos e potencializamos de maneira consciente os valores éticos e morais dos nossos destinatários. Visamos colaborar na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Nesse contexto, a Pastoral Juvenil Salesiana se concretiza na história como um conjunto de projetos, obras, ambientes educativos, lugares de formação e atividade de evangelização.

A Pastoral Juvenil Salesiana é a expressão primeira e típica da missão Cristã. Para nós, padres, irmãos salesianos e leigos consagrados é fundamental habitar a vida e a cultura dos jovens, de hoje, para estabelecer uma relação de familiaridade e confiança que alavanque, positivamente, o processo educativo-pastoral.

Ela é pastoral, por ser expressão multiforme de uma comunidade eclesial…, consagrados salesianos, leigos colaboradores. É juvenil porque no centro da sua ação está a pessoa dos jovens, especialmente os mais carentes. Trata-se de buscar os jovens na sua realidade, com seus recursos e dificuldades, e descobrir os desafios dos contextos culturais, sociais e religiosos nos quais vivem, dialogando com eles para propor, através da pedagogia do acompanhamento, um caminho de encontro vivo e comunitário com Jesus Cristo. Enfim, é salesiana porque tem no carisma de Dom Bosco, segundo a inspiração da caridade educativa do Bom Pastor, a sua referência principal. Pedagogia preventiva: razão, religião, caridade fraterna.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *