O Presente de Turim ao Papa Francisco: Cartas de Dom Bosco | Salesiano Rocha Miranda

O Presente de Turim ao Papa Francisco: Cartas de Dom Bosco



O Presente de Turim ao Papa Francisco: Cartas de Dom Bosco

Por ocasião da visita do Papa Francisco a Turim para venerar a Síndone e homenagear a Dom Bosco, o Prefeito de Turim, Piero Fassino, presenteará o Sumo Pontífice com exemplares anastáticos de 22 Cartas que Dom Bosco escreveu ao Barão Feliciano Ricci des Ferres, nobre católico empenhado socialmente, seu amigo e benfeitor.

O presente, a ser entregue segunda-feira, 22 de junho, quer ser – escreveu o ‘Síndaco’ – uma “visível manifestação do orgulho que nutrimos pela história piemontesa, capaz de criar as condições para o surgir e desenvolver daqueles Santos sociais a quem tanto deve, quer a Doutrina Social da Igreja, quer a reflexão leiga sobre a solidariedade”.

Das Cartas originais, adquiridas no seu tempo pela então Província de Turim e conservadas na ‘Biblioteca de História e Cultura do Piemonte José Grosso’, emerge com evidência o ‘leitmotiv’, ou motivo condutor, do contínuo pedido de ajuda ao Barão Ricci des Ferres: desde dinheiro até aos mais variados objetos que pudessem ser de utilidade nos oratórios, nas casas salesianas, nas oficinas e nas demais obras do Santo.

Num linguajar sempre sóbrio, imediato e natural, os pedidos do ‘Santo dos Jovens’ são acompanhados de sinceras expressões de agradecimento ao Barão, ao qual o sacerdote transmite a sua profunda espiritualidade e trepidação por aquilo que mais lhe interessava: a salvação eterna. O bilhete de janeiro de 1888, p. ex., é fruto da mão tremente do Santo, já próximo à morte; e se conclui com um pedido de orações.

“Sr. Barão – escreve Dom Bosco –, deveis absolutamente salvar vossa alma; deveis dar aos pobres todo o vosso supérfluo: quanto vos deu o Senhor. Peço a Deus que vos conceda esta graça extraordinária. Espero nos vejamos na feliz eternidade. Rezai pela salvação da minha alma”.

Entre as cartas de maior interesse deve-se assinalar a de 11 de outubro de 1883, relativa às Missões na Patagônia, em que Dom Bosco pede ao Barão Ricci ajuda para a viagem de 30 entre sacerdotes e catequistas à Patagônia, confiada pelo Papa ao pastoreio dos Salesianos.

Ao lado das cartas firmadas por Dom Bosco, conservam-se na Biblioteca outras cartas enviadas ao Barão Ricci por sacerdotes estreitos colaboradores do Santo e continuadores da sua missão, como o P. Federico Oreglia, o Bv. P. Filipe Rinaldi, P. Paulo Albera e P. Carlo Cays (no século Conde Cays).

Fonte: (ANS – Turim)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *