Quem Somos | Salesiano Rocha Miranda
Rede Salesiana de Escolas

Quem Somos


A Inspetoria São João Bosco (ISJB) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de assistência social, beneficente e de caráter educativo-cultural. Fundada em 11 de dezembro de 1947, tem como missão contribuir para construção de uma sociedade mais justa e solidária, por meio da educação, evangelização e assistência social da juventude, especialmente a mais necessitada. Atualmente está presente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Goiás e no Distrito Federal.

Como instituição católica, administrada pelos salesianos de Dom Bosco, a ISJB preza pelos valores éticos e cristãos em todas as suas ações. Pauta-se pelos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8069/1990) e pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco, para construir um mundo mais justo e solidário, que reconheça os direitos das crianças e adolescentes, além de proporcionar-lhes, com ações concretas e pontuais, um futuro melhor.

A ISJB é membro da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (Cisbrasil), entidade representativa das seis inspetorias salesianas do País. A finalidade da Cisbrasil é coordenar, orientar, defender e assistir as inspetorias associadas, suas obras e atividades diversas. Por meio de um trabalho articulado em rede, procura padronizar os processos e otimizar os recursos disponíveis para “educar e evangelizar os jovens”. Algumas das iniciativas bem-sucedidas de sinergia institucional são: a Rede Salesiana de Ação Social (Resas), a Pastoral Juvenil Salesiana (PJS) e a Rede Salesiana de Escolas (RSE), esta desenvolvida também com as Filhas de Maria Auxiliadora (irmãs salesianas).

O trabalho dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil começou em 1883, quando um grupo de religiosos vindos da Itália, encaminhados por Dom Bosco (São João Bosco), chegaram para colocar em prática seu carisma e pedagogia baseados na “razão, na religião e no amor” e atender às necessidades de uma população jovem e carente. Ao longo dos anos, criaram escolas, paróquias, centros juvenis (também conhecidos como oratórios), obras assistenciais e sociais, escolas de educação básica e universidades, rádios comunitárias, editora, centros de produção de audiovisuais, além da obra missionária junto aos povos indígenas.

Atualmente, os salesianos estão presentes em quase todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, organizados em seis regiões administrativas, chamadas de Inspetorias, que facilitam a gestão regionalizada. As demais inspetorias são: Inspetoria São Domingos Sávio (Amazonas, Pará, Acre e Rondônia); Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Noroeste de São Paulo); Inspetoria São Luís Gonzaga (Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas); Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (São Paulo) e Inspetoria São Pio X (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

A sede da Inspetoria São João Bosco está localizada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Para realizar a sua missão, mantém 33 programas de formação e promoção integral da infância e juventude.

A instituição tem ainda uma forte atuação na área educacional, com serviços de educação básica, ensino superior e outros projetos educativos. A rede integrada de ensino dispõe de 14 escolas e 5 instituições de ensino superior.

Solidária com as igrejas locais, a ISJB presta um grande serviço de evangelização da juventude, por meio de 14 paróquias salesianas, que procuram formar “bons cristãos e honestos cidadãos” para a sociedade. Essa é uma atividade fundamental para a missão, visto que é um dos pilares do Sistema Preventivo (amor, razão e religião).