Sistema Preventivo | Salesiano Rocha Miranda
Rede Salesiana de Escolas

Sistema Preventivo


Para educar a juventude, Dom Bosco desenvolveu o Sistema Preventivo, que é baseado na Razão, na Religião e Amor (Amorevolezza). Esse método educativo utiliza a “presença” junto aos jovens como meio eficaz para educar. O pátio é o local privilegiado para aplicar o seu método. Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens:

 “Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”.

O Sistema Preventivo é um método de educação; mas é, sobretudo, uma espiritualidade: é um amor que se doa gratuitamente, inspirando-se na caridade de Deus que atende cada criatura com a sua providência, segue-a com a sua presença e a salva doando a vida.

A Espiritualidade Salesiana é a espiritualidade da alegria, “da paixão pela vida e pelo Senhor da Vida”. A festa nessa espiritualidade é uma confissão solene de que o mundo inteiro está nas mãos de Deus. Isto é motivo de muita alegria.

O Salesiano faz da sua vida uma oração, onde cada jovem que cruza o seu caminho é a presença de Deus. Tem consciência de que “Deus o espera nos jovens”. Encontra Deus no cotidiano, nas coisas simples da vida. É contemplativo na ação. Viver essa espiritualidade é fazer da vida uma missão; o fim último é dedicar-se ao próximo, fazendo-o sentir a presença de um Deus que muito quer bem.

A devoção mariana também é muito presente na Espiritualidade Salesiana. No fim de sua vida, Dom Bosco declarou que tudo aquilo que tinha feito, tinha-o iniciado por inspiração de Maria Auxiliadora: “foi ela quem tudo fez”, dizia ele, já próximo de sua morte. O nosso Santo Fundador falava da mãe de Deus como “Auxiliadora”, isto é, como auxílio dos cristãos na grande batalha da fé e da construção do Reino de Deus.

Vivendo essa espiritualidade, todo Salesiano é chamado a “ser na Igreja sinal e portador do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres”. O Santo Padre João Paulo II, na Carta Juvenum Patris, 5, afirma: “Dom Bosco realiza a sua santidade pessoal através do trabalho educativo”. De tal modo que brota dessa experiência a sua práxis pastoral e o seu estilo pedagógico. Vida espiritual, trabalho apostólico, método educativo são três aspectos de uma só realidade: o amor, a caridade pastoral que unifica e move toda a existência.

O Sistema Preventivo como Pedagogia é também uma metodologia pedagógica caracterizada:

– Pela vontade de estar entre os jovens compartilhando sua vida, olhando com simpatia o seu mundo, atentos às suas verdadeiras exigências e valores;

– Pela acolhida incondicionada que se faz força promocional e capacidade incansável de diálogo;

– Pelo critério preventivo que crê na força do bem presente em todo jovem, também no mais carente, e procura desenvolvê-la mediante experiências positivas de bem;

– Pela centralidade da razão, que se torna bom senso das exigências e das normas, flexibilidade e persuasão nas propostas. Da religião, entendida como desenvolvimento do sentido de Deus congênito a toda pessoa e esforço de evangelização cristã; da bondade, que se expressa como amor educativo que faz crescer e cria correspondência;

– Por um ambiente positivo tecido de relações pessoais, vivificado pela presença amorosa e solidária, animadora e ativadora dos educadores e do protagonismo dos próprios jovens;

– Com um estilo de animação, que crê nos recursos positivos do jovem.

O Sistema Preventivo como Pastoral é a proposta original de evangelização juvenil parte do encontro com os jovens lá onde eles se encontrem, valorizando o patrimônio natural e sobrenatural que todo jovem traz em si, num ambiente educativo carregado de vida e rico de propostas; ele é atuado através de um caminho educativo que privilegia os últimos e os mais pobres; promove o desenvolvimento dos recursos positivos que têm, e propõe uma forma particular de vida cristã e de santidade juvenil. Este projeto original de vida cristã é organizado ao redor de algumas experiências de fé, opções de valores e atitudes evangélicas, que constituem a Espiritualidade Juvenil Salesiana (EJS).

O Sistema Preventivo como Espiritualidade encontra sua fonte e centro na experiência da caridade de Deus, que antecede toda criatura com a sua Providência, acompanha-a com sua presença e salva-a dando a vida. Essa experiência dispõe o educador a acolher a Deus nos jovens, convencido de que neles Deus lhe oferece a graça do encontro com Ele, chamando-o a servi-lo neles, reconhecendo a sua dignidade, renovando a confiança em seus recursos de bem e educando-os à plenitude da vida. A caridade pastoral cria uma relação educativa na medida do adolescente e do adolescente pobre, fruto da convicção de que qualquer vida, mesmo a mais pobre, complexa e precária, traz em si, pela presença misteriosa do Espírito, a força do resgate e a semente da felicidade.