Missão | Salesiano Rocha Miranda
Rede Salesiana de Escolas

Missão


Nossa missão

Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, por meio da educação, evangelização e assistência social da juventude, especialmente a mais necessitada.

Nossa visão de futuro

Ser referência em evangelização, educação e assistência social da juventude na região em que atuamos.

Nossas crenças e valores

– Educar evangelizando e evangelizar educando
– Sistema Preventivo de Dom Bosco
– Ética
– Promoção da Igualdade Étnico-Racial
– Compromisso social
– Sinergia
– Governança corporativa
– Inovação
– Parceria
– Sustentabilidade

O adolescente e o jovem são alegria, movimento, agitação, generosidade, ternura, sinceridade, idealismo e radicalidade. Tudo isso fragilizado por sentimentos de temor, inconstância, indecisão e agressividade. Eles nos desafiam! Buscando ouvir o “grito” dos jovens, descobrimos os novos campos pastorais onde Deus nos coloca. A Família Salesiana, fiel a Dom Bosco e aos tempos, procura dar respostas criativas, atuando nas mais diversas áreas juvenis. Eis algumas delas presentes na Inspetoria São João Bosco:

Escolas e Faculdades

Da Educação Infantil aos cursos de graduação e pós-graduação, educadores fazem do Sistema Preventivo de Dom Bosco uma filosofia que educa o aluno para a vida e forma profissionais e cidadãos aptos a enfrentarem os desafios do competitivo mercado de trabalho.

Ação Social

Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiar e Comunitário. Nos oratórios festivos e nos centros juvenis, crianças e adolescentes participam de programas que mesclam atividades recreativas, esportivas, profissionalizantes e religiosas, promovendo a valorização humana e cristã de milhares de crianças e jovens.

Pastoral da Criança e do Adolescente

Não basta apenas ter um documento que determine os direitos da criança e do adolescente. É preciso que esses direitos sejam exercidos. Esse é o papel dos centros de defesa da criança e do adolescente: oferecer e, ao mesmo tempo, lutar pela conquista desses direitos.

Pastoral da Juventude

Nós acreditamos na força transformadora do jovem e no seu protagonismo. Os salesianos e as salesianas estão sempre no meio juvenil atuando com os jovens na salvação da juventude. A Pastoral da Juventude procura trabalhar transformando-se num ponto de encontro de 5

jovens que querem ser liderança ativa em escolas, oratórios, paróquias e obras sociais salesianas.

Comunicação Social

Os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora, fiéis a Dom Bosco, o grande educador/comunicador do século XIX, têm presença marcante no campo da comunicação. Os jovens vivem na era da Pós-Modernidade. No mundo da informática, das comunidades virtuais e da comunicação, onde a lógica passa da discursiva a visual. As linguagens impressa, radiofônica, televisiva e informática preenchem o imaginário do jovem. Para nós, comunicação/educação e evangelização são palavras de ordem e, por isso, atuamos nas editoras, na área de vídeocomunicação, rádios e televisões.

Paróquias

As Paróquias que estão sob a responsabilidade dos salesianos e assistidas pelas Filhas de Maria Auxiliadora demonstram, em todas as suas atividades, o carisma de Dom Bosco. Além de estimular a participação da comunidade, os religiosos e as religiosas incentivam a atuação de diversas pastorais.

Evangelização e Catequese

A Congregação Salesiana nasceu de um simples “catecismo”. Desde pequeno, Joãozinho Bosco reunia seis amigos para, em troca de malabarismos e números de mágica, falar-lhes de Deus. A nossa vocação catequética é, portanto, carismática. Hoje, com um modo diferenciado de falar aos jovens, os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora trabalham para uma catequese permanente, em que evangelizar também é educar.