Família Salesiana | Salesiano Rocha Miranda
Rede Salesiana de Escolas

Família Salesiana


A Família Salesiana é um conjunto de diferentes instituições e movimentos católicos que se propõem a seguir a espiritualidade e a missão propostas por Dom Bosco. O termo Família descreve a ligação existente entre os vários grupos com intensidades diversas. Como essa espiritualidade se fundamenta nos escritos de São Francisco de Sales, que propôs a alegria como caminho de santidade, é denominada salesiana.

A Família Salesiana compreende hoje 30 grupos oficialmente reconhecidos com mais de 400 mil membros. Esses grupos vivem em comunhão recíproca, compartilham o mesmo espírito e continuam a missão iniciada por Dom Bosco com vocações especificamente distintas. Existem pelo menos três níveis de pertença à Família Salesiana:

1. O primeiro é próprio dos grupos instituídos por Dom Bosco e herdeiros direitos de sua obra. São eles: Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Cooperadores e Cooperadoras e Membros da Associação de Maria Auxiliadora;

2. O segundo título de pertença cabe aos numerosos grupos de vida consagrada, religiosos ou seculares, e também a algumas Associações católicas surgidas pela força criativa de determinadas filhos de Dom Bosco;

3. O terceiro nível de pertença é formado por títulos particulares de pertença que se reportam ao círculo de pessoas que participam do vasto Movimento Salesiano e encontram na Família Salesiana o seu núcleo animador.

A atuação do projeto começou com os Salesianos, depois se estendeu a ADMA – Associação de Maria Auxiliadora, as Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas), aos Salesianos Cooperadores, aos Ex-alunos, enfim a todos aqueles que se inspiraram e hão de inspirar-se na sua espiritualidade, para multiplicá-la, aplicá-la, renová-la, com reconhecimento, admiração, estudo e imitação.

Os membros da Família Salesiana encontram sua razão de ser, como agentes de evangelização, especialmente dos adolescentes e jovens. Muitas outras forças apostólicas, com vocações específicas diversas, vivendo do seu mesmo espírito e em comunhão entre si, continuam hoje sua obra de educação e salvação. Nasceu assim e continua ainda hoje uma verdadeira escola de Santidade.

De Dom Bosco fundador, sucessivos fundadores de novos grupos haurem inspiração e orientação, espiritualidade e metodologia pastoral. Os grupos vivem, guardam aprofundam e constantemente desenvolvem em sintonia com o Corpo de Cristo em perene crescimento, a experiência de Espírito Santo que Dom Bosco viveu e continua a transmitir aos seus discípulos.

Manifestamos, com alma cheia de alegria e com sentimentos de humilde gratidão, a certeza de que, por iniciativa de Deus e com a intervenção maternal de Maria, Dom Bosco iniciou na Igreja uma experiência evangélica original. O Espírito Santo plasmou nele um coração grande como as areias do mar, tornou-o Pai e Mestre de uma multidão de jovens e fundador de uma vasta família espiritual.

A caridade pastoral, que encontra em Cristo, Bom Pastor, sua fonte e modelo, foi para Dom Bosco critério de vida e de ação, inspiração educativa e evangelizadora, oração e entusiasmo missionário; o “Da mihi animas coetera tolle” (Dai-me almas e ficai com o resto) resumiu todo o seu amor por Deus e pelos jovens.

Grupos da Família Salesiana presentes na Inspetoria São João Bosco (ISJB): Salesianos de Dom Bosco, Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Voluntários Com Dom Bosco, Instituto das Voluntárias de Dom Bosco, Associação Damas Salesianas, Associação dos Ex-alunos e Ex-alunas de Dom Bosco, Comunidade Canção Nova, Associação de Ex-alunos e Ex-alunas das 11 Filhas de Maria Auxiliadora, Associação dos Salesianos Cooperadores, Associação de Maria Auxiliadora.

Para quem quiser saber informações detalhadas de como se encontram e os dados oficiais de cada grupo reconhecido como membro da Família Salesiana, basta acessar o link do site oficial da congregação: http://www.sdb.org/pt/Familia_Salesiana/Os_Grupos_da_Familia