Dom Bosco | Salesiano Rocha Miranda
Rede Salesiana de Escolas

Dom Bosco


Dom Cosco

Basta que sejais jovens para que eu vos ame muito

— Dom Bosco

João Bosco nasceu em Becchi, no Piemonte, norte da Itália, a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos foi educado e catequizado por sua mãe, Margarida Occhiena, que apesar de ser analfabeta, era portadora de grande sabedoria e espiritualidade. Ela não mediu esforços para dar aos filhos uma sólida formação cristã.

Viveu sua infância e juventude e fez seus primeiros estudos no meio de muitas dificuldades. Muito cedo teve que sair de casa, pois tinha um relacionamento muito difícil com o seu irmão mais velho.

Desde muito cedo Joãozinho sentia o desejo de ser padre e cuidar dos meninos pobres. Ele dizia: “os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”. Entrou para o seminário de Chieri, em 1835. Foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841. Ao visitar presídios, andar pelas ruas de Turim, e nesses locais encontrar muitos jovens, que sem trabalho, nem estudo, acabavam entrando na vida do crime, tornando-se marginais, sentiu-se impelido por um profundo desejo de fazer algo por eles.

No dia 8 de dezembro de 1841, encontrou-se na sacristia da Igreja com um jovem chamado Bartolomeu Garelli. Lá mesmo, após a solene missa da Imaculada Conceição, deu-lhe uma primeira aula de catecismo, rezando com ele uma Ave Maria. Convidou-o a retornar outras vezes. E esse voltou com outros amigos, que como ele, viram no jovem padre um amigo em quem poderiam confiar. Em pouco tempo, já eram centenas de jovens que iam até Dom Bosco. Daí surgiu o Oratório Festivo, sua primeira obra.

Depois de passar por diversos locais com seus jovens, em 1846, ele estabeleceu-se em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o Oratório Festivo São Francisco de Sales. Fundou também, junto do Oratório, uma escola profissional. E, percebendo que muitos dos que frequentavam sua obra não tinham onde morar criou um internato. Em 1859 fundou em Turim a Sociedade São Francisco de Sales, cujos membros são conhecidos como Salesianos de Dom Bosco. Sentindo a necessidade de educar também as meninas, funda em 1872, juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas). Morreu com 73 anos incompletos, no dia 31 de janeiro de 1888.