HOME Pastoral

Pastoral

 

PROJETO PASTORAL SALESIANO

 

Desenvolver a educação salesiana hoje, é pensar em um processo de valorização de todos os agentes educacionais de uma presença salesiana. É um contínuo reaprender a olhar a escola como um todo educacional e transcendente. A esse olhar/ação chamamos de “uma escola em pastoral” que reflete a proposta sonhada e concretizada pelo fundador salesiano: Dom Bosco. Ao desenvolver seu audacioso trabalho, Dom Bosco chegou a conclusões que merecem destaque. Primeiramente estabeleceu princípios, pilares da pedagogia salesiana, que são: Razão, Religião e Amorevolezza – palavra italiana sem tradução em português, que se aproxima de ternura, é uma forma de amor que cuida, que educa. A segunda era sua convicção/crença de que mesmo no jovem mais perdido há algo de positivo. É preciso descobrir o que ele tem de melhor.

Pastoral Escolar: a atuação da Pastoral Escolar em um colégio salesiano deve perpassar cada esfera institucional, chamar atenção para o carisma, a espiritualidade e o zelo humano, que deve acontecer no ambiente salesiano. A função da pastoral está em contribuir para a formação humana e espiritual de toda a instituição. Para isso, trabalha em parceria com a diretoria, o serviço de assistência pedagógica, a supervisão pedagógica, a orientação educacional... auxiliando, assessorando, acompanhando e participando das demandas da escola. O Evangelho, o Carisma Salesiano e o Sistema Preventivo de Dom Bosco alicerçam o existir da pastoral escolar. Seu compromisso é trabalhar para que os destinatários salesianos sintam que no ambiente salesiano existe um clima diferenciado de acolhida, alegria e espontaneidade.

Missão da pastoral:

• Ser na escola presença e sinal animador do Carisma Salesiano;

• Trabalhar a formação humana e cristã para criar clima de família com educadores e educandos;

• Promover atividades de socialização, formação e espiritualidade em toda comunidade educativa.

Objetivos da pastoral escolar:

• Desenvolver um projeto de educação pela fé, oferecendo aos educandos um clima de liberdade segundo uma salutar pedagogia;

• Oferecer um serviço que oriente, acompanhe e fortaleça os educandos na descoberta e realização de seu projeto de vida;

• Favorecer a possibilidade de vivência em grupo e ampliá-la para que possam surgir experiências de comunidades corresponsáveis e comprometidas;

• Ser referência da presença carismática salesiana e religiosa;

• Promover atividades com cunho social e religioso;

• Auxiliar a formação pedagógica, religiosa e humana;

Colégio Salesiano Rocha Miranda

Matrículas e mentes abertas para suas conquistas!


PJS

Prezados leitores, ser sinais e portadores do amor de Deus às crianças, aos adolescentes e aos jovens, especialmente os mais pobres, por meio da evangelização, da educação e da assistência social, é a nossa missão.

Contribuímos e potencializamos de maneira consciente os valores éticos e morais dos nossos destinatários. Visamos colaborar na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Nesse contexto, a Pastoral Juvenil Salesiana se concretiza na história como um conjunto de projetos, obras, ambientes educativos, lugares de formação e atividade de evangelização.

A Pastoral Juvenil Salesiana é a expressão primeira e típica da missão Cristã. Para nós, padres, irmãos salesianos e leigos consagrados é fundamental habitar a vida e a cultura dos jovens, de hoje, para estabelecer uma relação de familiaridade e confiança que alavanque, positivamente, o processo educativo-pastoral.

Ela é pastoral, por ser expressão multiforme de uma comunidade eclesial…, consagrados salesianos, leigos colaboradores. É juvenil porque no centro da sua ação está a pessoa dos jovens, especialmente os mais carentes. Trata-se de buscar os jovens na sua realidade, com seus recursos e dificuldades, e descobrir os desafios dos contextos culturais, sociais e religiosos nos quais vivem, dialogando com eles para propor, através da pedagogia do acompanhamento, um caminho de encontro vivo e comunitário com Jesus Cristo. Enfim, é salesiana porque tem no carisma de Dom Bosco, segundo a inspiração da caridade educativa do Bom Pastor, a sua referência principal. Pedagogia preventiva: razão, religião, caridade fraterna.

Espiritualidade Salesiana

Para educar a juventude, Dom Bosco desenvolveu o Sistema Preventivo, que é baseado na Razão, na Religião e no Amor. Esse método educativo utiliza a “presença” junto aos jovens como meio eficaz para educar. O pátio é o local privilegiado para aplicar o seu método.

O Sistema Preventivo é um método de educação; mas é, sobretudo, uma espiritualidade: é um amor que se doa gratuitamente, inspirando-se na caridade de Deus que atende cada criatura com a sua providência, segue-a com a sua presença e a salva doando a vida.

A Espiritualidade Salesiana é a espiritualidade do “Dai-me as almas e ficai com o resto”. A salvação da juventude para Dom Bosco é essencial.  A espiritualidade salesiana é a espiritualidade da alegria, “da paixão pela vida e pelo Senhor da Vida”. A festa nessa espiritualidade é uma confissão solene de que o mundo inteiro está nas mãos de Deus. Isto é motivo de muita alegria.

A devoção mariana também é muito presente na espiritualidade Salesiana. No fim de sua vida, Dom Bosco declarou que tudo aquilo que tinha feito, tinha-o iniciado por inspiração de Maria Auxiliadora: “foi ela quem tudo fez”, dizia ele, já próximo de sua morte. O nosso Santo Fundador falava da mãe de Deus como “auxiliadora”, isto é, como auxílio dos cristãos na grande batalha da fé e da construção do Reino de Deus.